quinta-feira, 6 de agosto de 2015


Seridó e Trairi: Fátima e Angela tratam da expansão e do fortalecimento da Escola Multicampi em Brasília

Na busca por uma melhor formação acadêmica dos estudantes dos cursos da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pela melhoria da saúde pública dos municípios do estado, a senadora Fátima Bezerra acompanhada da reitora Angela Paiva, do secretário de saúde do estado, José Ricardo Lagreca, e dos diretores da Escola Multicampi de Ciências Médicas, George Dantas de Azevedo e Lucas Melo, tiveram uma reunião, na terça-feira (4), com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Newton Lima, para tratar dos projetos dos cursos da saúde desenvolvidos pela UFRN em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Participou também da reunião o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José de Arimatea de Matos.

Segundo a senadora, a UFRN apresentou a proposta de liberação de recursos para a expansão e fortalecimento do Hospital Ana Bezerra, em Santa Cruz, e o projeto de incorporação à EBSERH do Hospital Regional do Seridó, situado em Caicó, de forma a incluí-lo na rede de hospitais federais de ensino.   “O governo federal elogiou e sinalizou positivamente com a incorporação do Hospital Regional do Seridó à EBSERH, iniciativa que também tem o apoio do Secretário de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte". A UFRN responsabilizou-se por formalizar o pleito e ficaram marcadas reuniões para dar andamento a esse planejamento. "Fico muito feliz e, mais uma vez, parabenizo a reitora Ângela Paiva e o diretor George Dantas pela proposta, que certamente garantirá melhores condições para que os estudantes do curso de medicina possam qualificar sua formação médica. Além disso, trará mais qualidade aos serviços de saúde prestados à população das regiões do Seridó e Trairi”, disse a senadora.

Para George Dantas, o projeto do Hospital Regional do Seridó tem como objetivo dar sustentabilidade às ações atuais e futuras da Escola Multicampi de Ciências Médicas, assegurando aos estudantes os cenários de práticas para sua formação e garantindo a criação de programas de Residência Médica e pós-graduação no interior do Rio Grande do Norte, conforme estabelece a Lei do Mais Médicos.  

Em relação ao Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), situado em Santa Cruz, que atualmente já é gerido pela EBSERH, a empresa considerou viável a expansão das ações. Nesse sentido, o HUAB ampliaria seu perfil atual de atenção na área materno-infantil para o perfil de um hospital geral, para isso incorporando a estrutura do Hospital Regional de Santa Cruz.  Também foi tratada a liberação de recursos para o curso de medicina de Mossoró e Assu. 

Nenhum comentário: