quarta-feira, 15 de julho de 2015

PAC detalha recursos para obras hídricas e de mobilidade no RN

A senadora Fátima Bezerra esteve nesta terça-feira (14) com o coordenador-geral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, e tratou do andamento das obras de infraestrutura hídrica e mobilidade urbana do Governo Federal no Rio Grande do Norte. Os recursos para execução das estruturas no estado estão garantidos, segundo o coordenador.

Maurício Muniz reafirmou, na ocasião, que os valores programados para a barragem de Oiticica, cuja previsão de conclusão é 2017, estão assegurados. A estrutura receberá as águas do São Francisco pelo ramal do Rio Piranhas-Açu.

Da mesma forma, estão garantidos os recursos para construção da adutora Acari/Currais Novos e para conclusão do sistema adutor de Pau dos Ferros. “A prioridade do Governo Federal é acelerar todo esse processo no Rio Grande do Norte, inclusive com a interligação da Transposição do Rio São Francisco”, destacou a senadora.

Maurício Muniz completou: “nosso compromisso – do Ministério do Planejamento, PAC e Ministério da Integração – é garantir essas estruturas e dessa forma amenizar o problema da seca do Nordeste”. A senadora lembrou ainda que os recursos destinados à execução da adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas já foram repassados pela União.

Mobilidade
Durante a audiência, o coordenador-geral do PAC fez menção ao que chamou excelente projeto de ampliação do sistema de Veículos Leve sobre Trilhos (VLT) da Região Metropolitana de Natal, cujo material foi elaborado pela equipe potiguar da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU/RN).

Ele informou à senadora que estará à disposição para, assim que anunciada pela presidenta Dilma Rousseff a fase 3 do PAC, analisar o projeto com atenção para que o mesmo possa ser incluído no programa. Fátima lembrou, na ocasião, que a proposta que prevê a interligação do sistema de trens ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante já dispõe de aprovação da CBTU nacional.

Nenhum comentário: