quinta-feira, 16 de julho de 2015

Fátima e Garibaldi solicitam inclusão do RN em programa de concessões

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) entregou ofício ao ministro dos Portos, Edinho Araújo, nesta quarta-feira (15), por meio do qual solicitou a inserção do Rio Grande do Norte na segunda fase do Programa de Investimentos em Logística (PIL-II) na área portuária. O documento, que também foi assinado pelo senador Garibaldi Alves Filho, foi apresentado durante reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.

A senadora solicitou que no âmbito do PIL seja viabilizado um novo Porto no RN. A estrutura deverá ser localizada na margem esquerda do rio Potengi e terá a capacidade de integrar os sistemas ferroviários e rodoviários ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, às Zonas de Processamento para Exportação (ZPEs) e aos distritos industriais da Grande Natal.

“Nós precisamos de uma nova infraestrutura portuária, que ousada, adequada e necessária para alavancar o desenvolvimento do nosso estado”, defendeu. A senadora requereu ainda a liberação, no segundo semestre, dos recursos necessários para a construção do chamado “Berço 4” da Ponte Newton Navarro. Na linguagem portuária, “berço” é o ponto de atracação das embarcações no cais.

A estrutura, segundo Fátima, é a segurança para os passageiros que transitam sobre a ponte Newton Navarro e para as navegações realizadas sob a Ponte, bem como para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “Além disso, vai permitir a entrada e saída de navios no período noturno”, completou ela.

Em resposta, Edinho Araújo reafirmou seu compromisso na busca de recursos para efetivação das obras. “Eu estou neste barco. Eu estou nesta luta, para que possamos buscar recursos. A senhora pode contar comigo e com meu trabalho para que juntos viabilizarmos os recursos para construção das obras”, declarou.

O ministro parabenizou ainda a união da bancada do RN, em especial da senadora Fátima e do senador Garibaldi Alves Filho. “Legítimos representantes, que conhecem bem a realidade do estado e atuam com firmeza em favor de melhorias”, frisou.

Ao final, os senadores entregaram ofício no qual solicitam uma audiência da bancada do Estado e do governador Robinson Faria com o ministro, para tratar do Programa de Investimentos em Logística (PIL-II) no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: